A resposta é sim. Não há muitas empresas que possam sobreviver sem uma presença na Web e não há razão para não ter um site. O site da sua empresa pode ser uma ferramenta de marketing altamente eficaz que pode ser muito econômica. Existem alguns benefícios e muito poucas desvantagens.
Dez coisas que seu site pode fazer
- Crie uma presença. Quem conhece o seu negócio? Onde prospects e clientes podem ir para saber mais? Seu site pode ajudar a estabelecer sua empresa como uma empresa em andamento, comunicar sua proposta de valor de marca e transmitir profissionalismo. Também estende seu alcance a qualquer pessoa no mundo.
- Ajude a construir confiança. Novos clientes e prospects podem querer saber sobre seu histórico de negócios, sua experiência e sua especialização. Este é um ótimo veículo para as pessoas aprenderem mais e atingirem o nível de conforto que procuram.
- Seja listado nos motores de busca. Construa seu site incorporando técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para que você possa ser facilmente encontrado por pessoas que pesquisam palavras-chave relevantes. Essa pode ser uma importante porta de entrada para expandir seus negócios.
- Ponto de contato. Seu site oferece aos clientes uma maneira fácil de entrar em contato com você e saber mais sobre seus produtos, serviços e negócios.
- Aproveite as redes sociais. Implemente uma estratégia de mídia social para alcançar um público maior e criar mais buzz sobre seus negócios. Estabeleça sua presença no Facebook, Google+, LinkedIn e Twitter. As curtidas e compartilhamentos do Facebook podem levar as pessoas ao seu site. Links para itens populares ou atuais de ou para seu site aumentarão sua relevância.
- Vender produtos. Se o seu negócio se presta a vendas online, crie uma loja virtual como alternativa ou complemento a uma vitrine ou escritório.
- Compartilhe as últimas notícias. Sempre que houver novidades em relação ao seu negócio, atualize seu site. Sites com informações atualizadas, relevantes e oportunas atraem os usuários com mais frequência.
- Blog. Mantenha seu site atualizado e atraia pessoas com postagens regulares no blog. Mostre sua experiência, compartilhe insights e forneça dicas práticas sobre tópicos relevantes para sua empresa ou para seus clientes.
- Aprenda sobre os clientes. Aprenda sobre suas necessidades, preferências e interesses. Estabeleça e cultive uma comunicação bidirecional com prospects e clientes. Isso irá forjar um vínculo mais profundo e servi-los melhor.
- Comodidade do cliente. Fornecer aos clientes várias maneiras de interagir com sua empresa é quase obrigatório nos dias de hoje. Qualquer coisa menos poderia resultar em vendas perdidas.
Dúvidas e perguntas comuns sobre sites de pequenas empresas
É natural ter dúvidas e preocupações sobre a criação de um site. O custo é comum. Além de um investimento inicial para projetar o site, os custos contínuos podem ser mínimos. E considerando os benefícios a longo prazo que um site fornecerá, o custo para projetar um bom site deve valer a pena.
Outra preocupação geralmente estão relacionadas a uma empresa que não é orientada para a criação de sites. A resposta a essas preocupações é que um site pode oferecer muito mais benefícios. Estabelecer confiança, fortalecer sua marca, forjar melhores relações com os clientes e informar um grupo mais amplo de pessoas sobre as capacidades de sua empresa são todos os principais benefícios.
Outra preocupação comum é que você não tem muito conteúdo para adicionar para atualizações frequentes ou não tem tempo para blogar. A resposta curta é que você não precisa. Claro, mais atividade e conteúdo atualizado com frequência podem gerar mais interesse, mas qualquer presença na Web é provavelmente melhor do que nenhuma. Depois de ter um site básico, você sempre pode adicioná-lo à medida que seus negócios e recursos crescem.